Indemnizações/Responsabilidade Civil
Acidente de trabalho: direitos do trabalhador e como agir
PUBLICADO
27/01/2025
PALAVRAS CHAVES
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- PARTE 1
Direitos Fundamentais do Trabalhador em Caso de Acidente de Trabalho
Os acidentes de trabalho são uma realidade preocupante, apesar dos esforços contínuos para melhorar a segurança no trabalho. Em Portugal, a legislação garante proteções substanciais aos trabalhadores que sofrem acidentes durante o exercício das suas funções ou mesmo no trajeto para o local de trabalho.
Definição e Abrangência do Acidente de Trabalho
De acordo com a Lei n.º 98/2009, de 4 de setembro, considera-se acidente de trabalho qualquer ocorrência no local e tempo de trabalho que resulte em:
- Lesão corporal;
- Perturbação funcional;
- Doença que reduza a capacidade de trabalho ou de ganho.
Incluem-se também os acidentes in itinere, ou seja, aqueles ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho.
Direitos dos Trabalhadores
1. Assistência Médica Completa
O trabalhador acidentado tem direito a:
- Assistência médica e cirúrgica;
- Medicamentos e tratamentos necessários;
- Internamento hospitalar, se exigido pela condição.