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Posso devolver uma compra online? Saiba os seus direitos ao reembolso em Portugal
PUBLICADO
14/03/2025
PALAVRAS CHAVES
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Sim, tem direito ao reembolso, uma vez que as compras online estão protegidas pelo Direito de Livre Resolução, previsto no Decreto-Lei nº 24/2014.
Este Decreto-Lei regula os contratos à distância e fora do estabelecimento comercial. Assim, pode devolver um produto e ser reembolsado, sem necessidade de justificar, desde que cumpra as seguintes condições:
- Dispõe de 14 dias seguidos após receber o produto para comunicar à loja que quer devolver (Artigo 10º do Decreto-lei nº 24/2014);
- Após comunicação, tem mais 14 dias para enviar o produto.
Nos termos do artigo 12º do Decreto-Lei nº 24/2014, a loja deve reembolsar o montante pago pelo produto e os custos de entrega iniciais, quando aplicável. Este reembolso deve ser feito no prazo de 14 dias após a devolução. O produto deve encontrar-se em bom estado.
Este direito de arrependimento não se aplica a produtos personalizados ou feitos por encomenda, artigos selados que não podem ser devolvidos por questões higiénicas, bilhetes para eventos, viagens ou reservas de alojamento, software e conteúdos digitais já descarregados (Artigo 15º do Decreto-Lei nº 24/2014).
Como deve proceder?
Comece por contactar a loja e informar que quer exercer o Direito de Livre Resolução. Guarde o registo da comunicação efetuada e envie o produto dentro do prazo e em perfeito estado.
E se a loja recusar a devolução?
Se a loja recusar a devolução, pode fazer uma reclamação no livro de reclamações, pois a loja é obrigada a responder-lhe; pode contactar o Centro Europeu do Consumidor, se for uma compra internacional na UE ou pode contactar a DECO (Associação de Defesa do Consumidor).
Se mesmo assim a loja não resolver a situação, pode recorrer a meios legais, tais como: Fazer uma participação no Tribunal Arbitral de Consumo, que resolve litígios de forma rápida e acessível ou recorrer aos Julgados de Paz.
Em síntese, é isto que importa reter: em Portugal, tem direito ao reembolso caso se arrependa de uma compra online que efetuou. É um direito de arrependimento!
NOTAS: O Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, regula os direitos dos consumidores em contratos à distância e fora do estabelecimento comercial, nomeadamente o Direito de Livre Resolução (arrependimento da compra).
Artigos Mais Importantes
Artigo 13.º – Obrigações do consumidor em caso de resolução: O consumidor deve devolver o produto no prazo de 14 dias após comunicar a desistência.; Os custos da devolução são da responsabilidade do consumidor, exceto se a loja indicar o contrário.
Artigo 19.º – Prazos de entrega dos bens
- A loja tem 30 dias para entregar o produto, salvo acordo em contrário.
- Se não cumprir, o consumidor pode cancelar a compra e exigir reembolso.
Artigo 26.º – Responsabilidade por falta de conformidade dos bens
- Se o produto estiver defeituoso ou não corresponder ao que foi anunciado, o consumidor pode exigir:
- Reparação, substituição, redução do preço ou reembolso total.
Sobre o Autor:
Cristiano Pinheiro é Advogado e Consultor Jurídico, especializado em Direito da Família, Arrendamento e Indemnizações/Responsabilidade Civil.
Pratica uma advocacia de proximidade, orientada pela verdade e pela transparência, com foco na proteção dos seus clientes através de soluções jurídicas sólidas e duradouras.
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